segunda-feira, 30 de abril de 2018

Resenha: A casa dos Pesadelos - Marcos DeBrito

Título: A Casa dos Pesadelos
Autor (a): Marcos DeBrito
Gênero: Terror
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Páginas: 144
Avaliação: ★★★★
Compre: Amazon
Sinopse: Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.

Marcos DeBrito é mestre na arte da escrita. O modo como nos envolve em sua história é inigualável e eu poderia ficar aqui por muito tempo dizendo os mais diversos elogios.
Autor de um dos meus livros nacionais preferidos, Marcos mostra versatilidade em seu novo livro. Não foge do gênero terror mas nos apresenta uma outra faceta do mesmo. Desta vez, acompanharemos Tiago, um adolescente traumatizado tentando encarar seus maiores medos.

O livro é curto, a história é dinâmica e em no máximo dois dias você já chegou ao fim da narrativa. Mas como tamanho não é documento, A Casa dos Pesadelos surpreende o leitor ao finalmente revelar o monstro que fica a espreita na escuridão. Não é difícil para mentes mais criativas imaginar o desfecho e real nome do monstro dos pesadelos de Tiago logo no início da visita do personagem ao casarão da avó, mas nem por isso deixa de ser inteligente o rumo que o autor decide tomar.

Baseado no sobrenatural e na mente fértil de uma criança traumatizada, o livro traz os conflitos internos de Tiago e a probabilidade de uma nova vítima do tal monstro, ao termos dessa vez Bruno, o irmão caçula do adolescente, fato que deixa uma certa apreensão e torcida para o menininho simpático não passar pelas mesmas coisas. Aliás, Bruno é o melhor personagem pra mim, por algum motivo me afeiçoei ao menino. Já com os outros personagens, mesmo Tiago, não rolou a "química"; coisa comum em histórias curtas, não há um aprofundamento muito grande nos personagens e fica difícil se ligar com os mesmos. Na verdade, a mãe e avó dos meninos me soaram irritantes, cada uma com seu motivo.

Gostaria de comentar mais sobre o monstro da história, mas dessa forma estaria entregando de mão beijada a solução do suspense. Me limito a dizer que o autor usa de um horror real e repugnante, que dá mais medo e causa mais traumas do que qualquer fantasma que se imagine. Por esse motivo, mesmo o final me deixando um pouquinho desgostosa (por que essa mania de terminar as coisas assim do nada hein autores?), a história ainda sim tem todos os méritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)