quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Resenha: O Casamento - Victor Bonini

Título: O Casamento
Autor (a): Victor Bonini
Gênero: Suspense, policial
Editora: Faro Editorial
Ano: 2017
Páginas: 368
Compre: Amazon - Livraria da Folha
Sinopse: Para os noivos é o dia mais importante de suas vidas. Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Para o detetive é a melhor chance de pegar um criminoso. O mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. Ele precisa descobrir o lobo entre as ovelhas. E rápido. Pois, a cada nova ameaça, o chantagista eleva o tom e falta pouco para a bomba explodir. O casal está pronto para o sim. A noiva se prepara para caminhar pelo tapete vermelho. Até que alguém diz: não saia do carro! Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala. Só quando veem as paredes lavadas com sangue é que os convidados se rendem ao desespero. Começa uma confusão para interromper a marcha nupcial e chamar a polícia. Ninguém sabe o que fazer. E Bardelli, que lidava com um caso de extorsão, descobre que se meteu em algo muito pior. Agora, ele é o único capaz de encontrar respostas. O problema é que as mortes não param de acontecer...


O Casamento acaba de entrar pra lista dos melhores livros nacionais que eu já li! Se em Colega de Quarto o autor já mostrou um grande talento, neste livro ele veio pra arrasar!

O Casamento não é exatamente uma continuação de Colega de Quarto, mas traz novamente o nosso querido Conrado Bardelli para resolver um super caso e faz algumas poucas menções ao caso do primeiro livro. Não há spoilers, mas acho interessante a leitura feita na ordem de publicação para o leitor poder se aprofundar mais sobre este brilhante personagem.

Plínio e Diana irão se casar, mesmo que pareça que tudo e todos não achem que isso dará certo. No meio de um feriado prolongado e das festividades envolvendo esse casamento, Bardelli se vê investigando mais um caso, dessa vez, de uma chantagista sem limites e que fará de tudo para conseguir o que quer. O que ninguém esperava, nem mesmo o detetive, é que na hora do casamento, antes mesmo da noiva sair do carro, um homicídio aconteceria. Em meio a uma morte violenta, o adiamento do casamento e de muitas desconfianças, Bardelli entrará de cabeça em um caso que envolve muito mais do que ele imaginava e aparenta ser o mais difícil até agora.

Esta é uma história sensacional! Na primeira olhada parece ser um livro grande, mas mais parece ter 100 páginas de tão rápido que passa. A escrita de Victor Bonini está ainda melhor e mais envolvente - se é que isso é possível - e você se vê preso dentro da investigação, prestando atenção em todas as pistas e desconfiando de todos os personagens. Também pudera, o autor cria seus personagens de modo que todos parecem esconder algo ou ter feito alguma coisa ruim, não tem nem como descartar alguém. Todos os personagens tem suas peculiaridades e são fascinantes a seu modo. Eu, obviamente, tenho minha predileção por nosso detetive Bardelli, o qual já conheço de outros casos, rs.

Bardelli continua com um jeito carismático e astuto, mostrando que merece a fama que o precede. O casal principal, Plínio e Diana, no começo chega a nos cativar por serem tão opostos e mesmo assim carregarem um quê amor fofo, porém, no decorrer da trama fica claro que há muitos problemas nesse relacionamento e nesse casamento.
A família de Plínio é um destaque do livro, já que todos os membros parecem suspeitos até se estiverem distribuindo doces pra crianças em frente a uma igreja!

Não vou me gabar de ter descoberto o fim da trama ou o culpado. Desconfiei sim do vilão, mas a trama que Victor Bonini cria, a motivação e todo o esquema armado são de deixar você de queixo caído pela genialidade! Por mais que você, assim como eu, possa desconfiar do culpado, seus motivos e toda a ação do assassinato são uma grande surpresa. Fiquem em êxtase quando tudo foi revelado!

Se tenho uma reclamação - se é que isso pode ser chamado de reclamação -, é que uma certa trama paralela ficou sem um desfecho satisfatório, no caso, sobre o pai de Plínio, e acho que seria muito interessante o autor abordar esse assunto futuramente.
A edição da Faro é perfeita como sempre, tendo pequenos errinhos que são poucos e não atrapalham em nada a leitura.

Fica minha dica pra quem gosta do gênero ou quem quer se aventurar pela primeira vez. É um livro que com certeza não decepciona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)