segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Resenha: O verão em que tudo mudou - Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski, Vinicius Grossos

Título: O verão em que tudo mudou
Autor (a): Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski, Vinicius Grossos
Gênero: YA
Editora: Faro Editorial
Ano: 2017
Páginas: 304
CompreAmazon - Submarino
Sinopse: A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.


É meio clichê e talvez um pouco forçado para quem lê, mas "O verão em que tudo mudou" mudou alguma coisa em mim. Poucos livros são capazes disso e esses três autores conseguiram a proeza.
O livro é dividido em três curtas histórias, cada uma escrita por um dos autores, e essas histórias se interligam através de personagens amigas.

O primeiro conto, escrito por Vinicius Grossos, tem como foco Frederico, um rapaz que trabalha numa livraria e não sabe o que quer da vida e também não tem muitas ações, até conhecer Valentina, uma garota espontânea e totalmente louca. É uma história que no começo me pareceu um pouco desmotivante, Frederico não tinha nenhum atrativo de personagem principal, mas conforme a história se desenrola, Frederico vai crescendo e seus momentos com Valentina são mais do que divertidos de ler.
Saibam que OVQTM é um livro com adolescentes se descobrindo e tentando entender a vida, logo, as três histórias trazem vários questionamentos e sentimentos conturbados. Frederico representa a dúvida que todo jovem tem com o futuro a seguir. Qual faculdade fazer? Quero mesmo fazer isso agora? O que eu quero ser profissionalmente? Qual é meu sonho? São questões desse tipo que Frederico nos apresenta, e confesso que Vinicius Grossos conseguiu me deixar numa crise existencial fod*da. Essa história foi a que mais me fez refletir e a que teve o maior impacto em mim.

No segundo conto, escrito por Gabriela Freitas, conhecemos Lavínia, amiga de infância de Valentina, a menina que apareceu no primeiro conto (entenderam as ligações?). Ela acaba de passar no curso de arquitetura e todos estão muito felizes com a realização de um plano de anos, menos ela mesma, que se encontra paralisada sem saber se é isso que realmente quer. Com um namoro fadado ao fracasso e o medo de magoar os pais, Lavínia decide tirar uma período de férias para decidir o que quer fazer. Nessa viagem, ela conhece um rapaz que lhe apresentará novos ares e a ajudará a superar a culpa que carrega por um incidente do passado.
Esse foi de longe meu conto preferido! Além de muito bem escrito, a autora conseguiu passar emoções verdadeiras através das palavras. É uma história com personagens que nos cativam e nos deixam querendo mais. Assim como na primeira história, aqui há um ensinamento. Lavínia também retrata o medo do futuro, as decisões e planos que mudam conforme o tempo  as circunstancias, a necessidade de buscar quem você realmente é e ir atrás dos seus sonhos. Também me emocionei e refleti com esse conto, me senti tocada e com o coração aquecido. Ah, também é o romance mais legal dos três.

A ultima história, escrita por Thaís Wandrofski, traz Sol, também amiga de infância de Lavínia e Valentina, e fecha nosso verão trazendo a necessidade de mudanças pessoais. Depois de brigar com sua melhor amida e escutar algumas dolorosas verdades, Sol precisa refletir sobre suas atitudes e tentar ser uma pessoa melhor. Essa história é para nos fazer olhar além do nosso próprio umbigo, ser menos egoísta e mais bondoso. Acho que é o ensinamento perfeito pra fechar o livro com chave de ouro.
Infelizmente a Sol foi a unica personagem que não gostei. A autora escreve maravilhosamente bem e nos envolve, mas a Sol me irritou muito, mesmo quando tentava melhorar. Foi o tipo de personagem chata e egoísta que eu detesto. Em compensação, os personagens secundários foram interessantes e renderam boas cenas.

A edição do livro é uma das mais lindas existentes nesse Brasil! Fonte azul, ilustrações, playlists, quotes inspiradores separados... Além de ser um ótimo livro no quesito história, da gosto de exibi-lo na estante de tão lindo que é!

OVEQTM é um livro maravilhoso, que me surpreendeu e me conquistou. Ganhou aquele espacinho especial no meu coração e me ensinou muito sobre mim mesma!

Um comentário:

  1. Olá Nathalia,

    Eu estou de olho nesse livro faz um tempinho e não sei ainda porque não solicitei, mas depois da sua resenha já cogito essa possibilidade, já li um livro do Vinícius e gostei demais....ótima resenha,bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)