segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Resenha: Temores do Mundo dos Mortos - Aline F. Traldi e Valmir Júnior

Título: Temores no Mundo dos Mortos
Autor: Aline F. Traldi e Valmir Júnior
Editora: independente
Páginas: 287
Ano: 2014
Sinopse: É fato que todos os sótãos são misteriosos e guardam objetos antigos e até mesmo interessantes, mas o sótão da família Hanson é diferente...
O que você faria se descobrisse um grande segredo de família? O quanto isso poderia mudar sua vida?
Foi o que Akane se perguntou ao adentrar o misterioso sótão, que seus pais sempre deixaram trancado e proibiram incessantemente que ela e seu irmão se aproximassem, e assim finalmente descobrir a verdade por detrás de tanto mistério. 
A garota sempre desconfiou que houvesse uma boa razão para a atitude fria e distante de sua mãe, mas nunca imaginara que fosse algo tão inesperadamente tenebroso. 
E como se não bastasse sua curiosidade a leva a um lugar que jamais sonhara estar, nem em seus piores pesadelos, o Mundo dos Mortos. 
Akane se vê juntamente de seu irmão caçula Alex e amiga Shiharo em um mundo sombrio e assustador, onde encontra diversos perigos e terríveis criaturas que desejam tomar suas almas. 
Agora caberá a eles descobrir uma forma de sair deste terrível mundo ao mesmo tempo em que lutam por sua sobrevivência. 
Mas como sair de um lugar, no qual você mal sabe como entrou?



Temores no Mundo dos Mortos é uma aventura bem sinistra que será vivida pelos irmãos Akane, Alex e Shiharo.

Sem saber o porquê, Akane sempre percebeu que sua mãe não se importava muito com os filhos, principalmente com ela. Isso sempre a deixou muito triste mas pelo menos tinha seu pai, que sempre foi um amor de pessoa e sua amiga Shiharo, que sempre a compreendeu. 
Um dia, quando seus pais saem e deixam Shiharo como babá dos dois irmãos, Akane resolvi subir ao sótão da casa, onde viu sua mãe entrar várias vezes durante madrugadas. Lá, descobrem o que parece ser impossível!
Movida pela terrível curiosidade e desejo de descobrir o motivo do comportamento da mãe, Akane resolve voltar no sótão num outro dia, e leva consigo Alex e Shiharo. O que ela não esperava é que uma espécie de portal para um mundo desconhecido sugasse eles. Nesse mundo estranho, os três passaram por poucas e boas, enfrentando terríveis monstros e dando de cara com seus piores pesadelos enquanto tentam achar a saída e voltar para casa.


Pois bem, o livro tem uma história com um quê bem grande de aventura juvenil que com certeza pode atrair os mais novos e fazer com que eles se identifiquem com a história. 
Pra mim, que sou uma pessoa chata demais, a história não foi tão bem elaborada, não conseguiu me cativar. 
A história de Alake tem uma premissa bem interessante e poderia ter conquistado A MIM, mas não é porque não ME conquistou que não vai conquistar vocês! Lembrando sempre que: gosto é gosto.

Akane é uma pré-adolescente que adora provocar seu irmão mais novo e se sente muito ressentida por não receber carinho de sua mãe. Ela é a principal e infelizmente foi a que menos gostei. Ela tem sim as características necessárias a uma protagonista de uma aventura, como a coragem, a força, a persistência, mas também tem as características de uma criança birrenta. A todo momento, independente da situação e do momento em que se encontravam, ela provocava uma briguinha com o irmão, simplesmente por acha-lo medroso. #somostodosAlex #somostodosmedrosos
Alex é um menino até que adorável, seus medos são normais e apesar disso, ele consegue ser forte e se preocupar com sua irmã e sua amiga. Em muitos momentos ele provocou as brigas com a Akane também e isso me irritou? Irritou sim. Pra falar a verdade essa foi uma das coisas que mais me fez desgostar da história por achar inoportuno, mas talvez seja até compreensível essa rixa entre irmãos. 
Shiharo já foi uma personagem que me agradou bem mais, por ser mais madura e centrada, sempre preocupada com a segurança de seus amigos. Ela demonstrou um belo senso de amizade e lealdade, além da coragem sem tamanho.

De resto, acho que foi um caso de "menos é mais". Na minha opinião houve muita coisa acontecendo, muita coisa envolvida como mitologia, cultura japonesa, brigas, fé em Deus, etc. Foi uma mistura que até deu certo na história, mas me deixou confusa quanto a mensagem principal.
A escrita dos autores também poderia ser mais trabalhada, com menos repetições.


Mas não gente, não é um livro ruim. Como disse, a premissa da história é muito boa e pode agradar muita gente, só não funcionou comigo. Tirando os dois irmãos que não me conquistaram, os outros personagens são bem legais, como a Shiharo, que mesmo sendo nova demonstrou uma maturidade muito grande. O pai das crianças também é um amor de pessoa, aquele pai super presente que todo mundo quer ter. Há um outro personagem legal também mas que prefiro não citar pra deixar quem for ler descobrir sozinho. 

Agradeço aos autores pela oportunidade a até a próxima :D 


6 comentários:

  1. Olá!!
    Infelizmente o livro não me conquistou achei tudo muito confuso, não consegui pegar qual é o ideal da coisa, e isso fez com que eu não em apegasse a historia e meu interesse não apareceu, mais não acho que seja um liro ruim , talvez leno eu posso gostar, mais não coloco como prioridade.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo Nath, nem sempre a obra nos conquista, mas acho válido ressaltar os pontosp ositivos como vc fez, tenho certeza que alguém pode gostar! Parabéns pela resenha!!!

    http://www.vidacomplicadademais.blogspot.com.br/2015/11/livro-torre-acima-do-veu-roberta.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Nath!
    Tbm sou muito chata e acho que apesar do título ser bom, não daria uma chance ao livro... uma pena... Mas, quem sabe neh?

    Adorei a resenha! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos imensamente pela resenha sincera, Nathália.
    Bem, como você ficou um pouco confusa quanto à mensagem da história vamos explicar. A trama deste livro fala especialmente sobre o poder da amizade, confiança e não se deixar sucumbir pelo mal, não importa em que situação você esteja.
    Agora o objetivo principal da história só será revelado com nos outros livros da série, que revelará muitos segredos escondidos.
    Esperamos ter te ajudado a compreender^^
    Agradecemos mais uma vez. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Se encontrasse esse livro na livraria ele não iria chamar a minha atenção já pela capa. Muitas vezes acontece mesmo de a gente não achar uma leitura boa, e outras pessoas gostarem. Quando você falou que a obra mistura muita coisa eu já fiquei receosa. Vou passar a leitura.
    Beijão
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  6. Nat!
    A meu ver o livro tem tudo que gosto: mitologia, cultura japonesa, brigas, fé em Deus, livro que parece abordar temas ais que interessante.
    Fiquei curiosa pela leitura e que pena não ter gostado.
    “A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue descobre tudo.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)